Elementos Definidores da Invenção do Nordeste
Centro de Ciências Humanas e Letras- CCHL
Departamento de Geografia e História
Disciplina: Formação Sócio-Histórica do Nordeste e do Piauí
Curso: Bacharelado em Serviço Social
Profº. Msc. Bernardo Pereira de Sá Filho
ELEMENTOS DEFINIDORES DA INVENÇÃO DO NORDESTE Yara Alves Feitosa
Teresina, Janeiro 2013.
Novo Regionalismo
O Regionalismo sofre uma nova alteração, este agora tem a necessidade de definir a ideia de nação, que represente o país de maneira única. Superando suas vinculações localistas. Esta nova concepção de regionalismo faz surgir a procura de signos, de símbolos, que preencham essa ideia de nação, que a tornem visível que a traduzam para todos. Surge ai o Nordeste, já que faz-se necessário a divisão do país em regiões, para melhor definir estes símbolos.
A busca destes elementos, mostra-se difícil tanto em nível de país quanto em nível de região. No Nordeste, além da seca, que é uma verdade incontestável, tem-se a escolha de elementos como o cangaço, o messianismo e o coronelismo, para temas definidores da região, porém, estes individualmente não são capazes de representar a região, estes elementos se fazem verdades através da repetição.
Essas figuras, signos, temas que são destacados para preencher a imagem da região, impõe-se como verdades pela repetição, o que lhes dá consistência interna e faz com que tal arquivo de imagens e textos possa ser agenciado e vir a compor discursos que partem de paradigmas teóricos os mais diferenciados. (ALBUQUERQUE JÚNIOR, 1999).
Seca
Segundo Albuquerque Júnior, em A Invenção do Nordeste e outras artes, a seca é o primeiro traço definidor do Nordeste. Esta aliada a julgamentos já estabelecidos pelos sulistas, explicaria segundo eles, o atraso de tal região. Necessitando assim uma maior atenção a esta região, uma atenção assistencialista, por parte do