ELEMENTOS DE M QUINAS I
PASSO 1
Definir quais serão os dados que a equipe irá utilizar para calcular todo o projeto do guindaste. Somar os últimos algarismos dos RA´s dos integrantes do grupo e identificar os dados na tabela abaixo:
Quadro – Dados de Carga
Grupo 2 : Força a ser usada é de: 3000lbf/pol² = 20684.27KPa
PASSO 2
Fazer uma pesquisa dos tópicos abaixo, de modo a entender quais as possíveis falhas que podem ocorrer dentro de um projeto mecânico:
Deformação Elástica
Escoamento
Indentação
Fratura Frágil
Fadiga
Corrosão
Desgaste
Flambagem
Deformação Elástica
Ocorre quando acontece a deformação elástica (recuperável), devido à carregamentos ou temperatura, é tanta que o funcionamento adequado do item não é mais possível. A deformação ocorre quando é aplicada uma tensão ou variação térmica que altera a forma de um corpo. Na deformação elástica, o corpo retorna ao seu estado original após cessar o efeito da tensão. Isso acontece quando o corpo é submetido a uma força que não supere a sua tensão de elasticidade (Lei de hooke).
Figura 1 - Deformação elástica
Figura 2 - Corpo de prova sofrendo deformação elástica
Escoamento
Ocorre quando a deformação plástica (não recuperável) em um componente dúctil da máquina, causada pelas cargas de operação impostas ou movimentos, se torna elevada o suficiente para interferir com habilidade da máquina em desempenhar satisfatoriamente a sua função pretendida.
Limite de escoamento, também chamado de tensão de cedência ou tensão de limite elástico, ou tensão de escoamento, é a tensão máxima que o material suporta ainda no regime elástico de deformação, se houver algum acréscimo de tensão o material não segue mais a lei de Hooke e começa a sofrer deformação plástica (deformação definitiva). Onde k é o módulo de elasticidade ou Módulo de Young.
Indentação
Ocorre quando forças estáticas entre duas superfícies curvas em contato resultam em escoamento de um ou ambos os componentes acoplados, para produzir uma descontinuidade superficial