Elementos de máquinas
Mancais
Conforme Hutchings (1992), mancal é um componente que permite a livre movimentação relativa entre duas partes de um mecanismo, seja em uma ou duas dimensões, mantendo as dimensões originais das partes. Uma das características mais importantes de um mancal é operar com baixos coeficientes de atrito. Os mancais, devido às suas inúmeras aplicações, possuem diversas formas, sendo que as principais são mancais planos (estáticos e dinâmicos) e mancais de elementos girantes.
Os mancais de elementos rolantes possuem esferas ou rolos entre as superfícies com movimento relativo, de tal forma que esses elementos fazem a redução do atrito e sustentam as forças atuantes. Por sua vez, os mancais planos possuem um filme de óleo separando as superfícies móveis, sendo subdivididos em: mancais onde o suprimento de óleo é contínuo, de forma a gerar um filme lubrificante, seja hidrodinâmicamente ou hidroestaticamente; e mancais onde a lubrificação é intermitente ou retida na superfície do mancal.
A diferença entre os mancais hidrodinâmicos e hidrostáticos consiste na pressão de filme de óleo de operação. Nos mancais hidrostáticos, o filme de óleo é aplicado ao sistema a altas pressões, de forma a suportar os carregamentos das partes envolvidas e manter a lubrificação. Por sua vez nos mancais hidrodinâmicos, o óleo entra no sistema a baixas pressões e o movimento relativo entre as partes gera um aumento local de pressão no óleo, ocasionando a sustentação das partes envolvidas.
Importância dos mancais em geral.
O funcionamento das modernas máquinas depende, principalmente, do funcionamento perfeito dos mancais nelas existentes. A falha dos mancais, sejam eles de deslizamento ou de rolamento, é motivo suficiente para fazer as máquinas pararem de funcionar, causando prejuízos para a produção.
De fato, a condição ideal para se conseguir que uma determinada máquina ou equipamento trabalhe de acordo com suas características, implica a