Elementos de máquinas
INTRODUÇÃO
A padronização de dimensões possibilita uma redução significativa da quantidade de produtos a serem utilizados e, portanto simplifica a necessidade de manter-se estoques para reposição nas fábricas, diminuindo aos custos de produção, evitando o retrabalho.
Segundo Corrêa e Gianesi(1994), os estoques têm sido utilizados para evitar descontinuidades do processo produtivo.
Pode-se dizer que os estoques são mantidos por duas causas principais:
a)Eventual dificuldade de coordenação entre a demanda de um item e seu processo de obtenção(devido a variedade de produtos ou componentes).
b)A presença de incertezas(quantidades e datas para entrega de matéria prima ou produto acabado).
EXEMPLO:
Quando temos duas ações sequenciais A e B, havendo grande estoque para cada operação, caso seja gerado um problema na operação A, operador da ação B demorará a perceber, fabricando assim quantidades de produtos defeituosos. Quando os estoques são reduzidos entre as fases, o problema gerado em A, será rapidamente identificado pelo operador B. Consequentemente os ajustes necessários são acionados imediatamente.
NÚMEROS NORMALIZADOS
Considerando a padronização na produção de peças ou produtos, os números normalizados têm por finalidade o escalonamento racional de peças e máquinas semelhantes.
O escalonamento de peças ou elementos de máquinas pode ser feito obedecendo as seguintes séries:
1)Série Aritmética: como o nome diz, é baseada nas progressões aritméticas. Esta série é utilizada para escalonar grandezas de primeira potência como roupas e calçados.
Salto percentual: representa a variação percentual entre termos da série.
EXEMPLO: Supõe-se que 5 peças são fabricadas padronizando 5 tamanhos diferentes conforme as dimensões em milímetros abaixo:
10 – 20 – 30 – 40 – 50
Utilizando a equação de progressão aritmética obtém-se razão igual a 10.
50=10+(4).r -> 50-1-=4r -> r=40/4 -> r=10
Entretanto,