Elementos de máquinas
O presente trabalho é apresentado ao Curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário de Barra Mansa, Unidade Cicuta – 6º Período, a critério de avaliação para a Disciplina de Fundamentos de Engenharia do Produto.
O mesmo vem elencar informações sobre produtos que obtiveram fracasso ao serem lançados:
- História do produto.
- Fatores que levaram-no ao fracasso.
- O que o fracasso do produto causou na empresa?
O tema em questão é o lançamento do carro da montadora japonesa Nissan – o modelo Nissan Cube, em 2008 e que muito mais rápido do que o esperado pela montadora, saiu da linha de produção diante do fracasso de vendas no continente europeu.
Aqui serão descritos suas principais características e os fatores inusitados que favoreceram o fracasso deste produto bem como a consequência econômica para a montadora em questão – a Nissan.
O Nissan Cube 2010 é uma nova geração do carrinho japonês. Ele acaba de ser revelado pela Nissan e chegará nas concessionárias Nissan lá no Japão em 26 de novembro. Daí, ele chega aos EUA no meio de 2009 e no resto do mundo no final de 2009.
“O Nissan Cube tem um registro ótimo de vendas, vendendo quase 1 milhão de unidades desde seu lançamento, em 1998. E essa geração, linha 2010, é a terceira.”
"A marca japonesa Nissan foi fundada em 1932 por Kenjiro Den, Rokuro Aoyama e Meitaro Takeuchi.
A história da Nissan remonta a 1914, altura em que a Kwaishinsha Motorcar Works lançou o primeiro automóvel DAT. Em 1918 a firma alteraria o seu nome para Kwaishinsha Motorcar Co., altura em que a empresa lançaria os primeiros caminhões DAT, para fins militares. Em 1925 voltaria a alterar o seu nome para DAT Motorcar Co. e um ano mais tarde devido às fracas vendas dos seus caminhões, começava uma longa série de fusões, entre elas a recém criada Nissan que viria a ter total controle da DAT em 1933.
Em 1931 é lançado um novo automóvel, chamado Datson, mas em 1933 esse nome seria