Elementos de máquina - rebite
Rebite é um elemento de máquina classificado como elemento de fixação, pois através deles, peças ou componentes são mantidos unidos. O rebite é formado basicamente por um corpo em forma de eixo cilíndrico e de uma cabeça.
Os rebites são peças fabricadas em aço, alumínio, cobre ou latão. Os materiais devem ser de material resistente e dúctil. Unem rigidamente peças ou chapas, principalmente em estruturas metálicas, como as de reservatórios, caldeiras, máquinas, navios, aviões, veículos de transporte e treliças.
A nomenclatura é a usual (rebite). Não há muita variação para a nomenclatura comercial. Para adquirir um rebite no comércio que seja adequado ao seu trabalho é preciso que se especifique o material de qual ele é feito, o tipo de sua cabeça, diâmetro de seu corpo e seu comprimento útil.
O quadro a seguir mostra a classificação dos rebites em função do formato da cabeça e de seu emprego em geral.
A fabricação de rebites é padronizada, ou seja, segue normas específicas que indicam as medidas corretas do seu corpo, da cabeça e do comprimento dos rebites conforme sua utilização. As dimensões dos diâmetros dos rebites, são calculados através de fórmulas.
* Cálculo do diâmetro do rebite:
d = 1,5 · < S
sendo: d = diâmetro;
< S = menor espessura (considere a sempre a chapa de menor espessura no cálculo);
1,5 = valor constante;
* Cálculo do diâmetro do furo:
dF = dR · 1,06
sendo: dF = diâmetro do furo; dR = diâmetro do rebite;
1,06 = constante;
* Cálculo do comprimento útil do rebite;
L = y · d + S
sendo:
L = comprimento útil do rebite; y = constante determinada pelo formato da cabeça do rebite; d = diâmetro do rebite;
S = soma das espessuras das chapas;
Exemplo - para rebitar duas chapas de aço, uma com espessura de 6 mm e outra com espessura de 5 mm, qual o diâmetro do Rebite, diâmetro do Furo e seu comprimento útil, sendo a const. específica deste rebite 1,5?
Diâmetro rebite: Diâmetro do