Elementos de máquina - Polias e Correias
SENAI Areias
Automação Industrial 14.1 T
Alex Nascimento
Gustavo Paiva
ELEMENTOS DE MÁQUINA:
SISTEMAS DE TRANSMISSÃO POR POLIAS E CORREIAS
Recife
2014
Índice
1 Apresentação 3
2 Correias 4
2.1 Tipos de correias 4
2.2 Aplicações de correias 6
2.3 Manutenção das correias 6
3 Polias 7
3.1 Tipos de polias 7
3.2 Aplicações das polias 8
3.3 Manutenção das polias 8
4 Métodos de montagem 9
5 Conclusão 10
6 Bibliografia 11
1 Apresentação
O presente trabalho objetiva apresentar os sistemas de transmissão por polias e correias, informando seus tipos, métodos de montagem, manutenção e aplicações.
Este conhecimento se faz importante, visto que, atualmente, as correias e polias ganham cada vez mais espaço nas indústrias devido à facilidade de manutenção, baixo custo e limpeza.
Esses sistemas de transmissão por polias e correias são largamente utilizados nas indústrias de maquinas operatrizes e automotiva; são encontrados em diversos equipamentos, desde aparelhos menores até equipamentos industriais de grande porte.
2 Correias
As correias, juntamente com as polias são um dos meios mais antigos de transmissão de movimento. É um elemento flexível, normalmente utilizado para transmissão de potencia entre dois eixos paralelos distantes. Elas são fabricadas em varias formas e com diversos materiais. Os materiais empregados na fabricação de correias são os seguintes: borracha, couro, nylon, materiais fibrosos e sintéticos a base de algodão, viscose e materiais combinados à base de couro.
A grande maioria das correias utilizadas em máquinas industriais são aquelas constituídas de borracha revestida de lona. Essas correias apresentam cordonéis vulcanizados em seu interior para suportarem as forças de tração.
A transmissão por correias oferece proteção contra choques (em decorrência do deslizamento), vibrações (em função de o elemento ser flexível) e