Elementos de maquinas
Elementos de Apoio: Buchas
Não se sabe quem inventou a roda. Supõe-se que a primeira roda tenha sido um tronco cortado em sentido transversal. Com a invenção da roda, surgiu, logo depois, o eixo. O movimento rotativo entre as rodas e os eixos, ocasiona problemas de atrito que, por sua vez, causa desgaste tanto dos eixos como das rodas. Para evitar esse problema nas rodas modernas, surgiu a idéia de se colocar um anel de metal entre o eixo e a roda. Esse anel de metal é chamado Bucha.
Elementos de Apoio: Buchas (Cont.)
Muitos aparelhos possuem buchas em seus mecanismos como, por exemplo o liquidificador, o espremedor de frutas e o ventilador.
As buchas são elementos de máquinas de forma cilíndrica ou cônica. Servem para apoiar eixos e guiar brocas e alargadores. Nos casos em que o eixo desliza dentro da bucha, deve haver lubrificação.
Elementos de Apoio: Buchas (Cont.)
Podem ser fabricadas de metal antifricção ou de materiais plásticos. Normalmente, a bucha deve ser fabricada com material menos duro que o material do eixo. Metal antifricção é uma liga de cobre, zinco, estanho, chumbo e antimônio. É conhecido também por metal patente ou metal branco.
Buchas - Classificação
As buchas podem ser classificadas quanto ao tipo de solicitação. Nesse sentido, elas podem ser:
de fricção radial para esforços radiais; de fricção axial para esforços axiais; e cônicas para esforços nos dois sentidos.
Buchas – Classificação: Buchas de fricção radial
Essas buchas podem ter várias formas. As mais comuns são feitas de um corpo cilíndrico furado, sendo que o furo possibilita a entrada de lubrificantes. Essas buchas são usadas em peças para cargas pequenas e em lugares onde a manutenção seja fácil.
Buchas – Classificação: Buchas de fricção radial (Cont.)
Em alguns casos, essas buchas são cilíndricas na parte interior e cônicas na parte externa. Os extremos