Elementos de ligação de concreto pré-moldado
1 Introdução
As estruturas de concreto pré-moldado são caracterizadas por apresentar fácil execução dos elementos, permitindo uma rápida produção e montagem, dessa forma agilizando o prazo de execução da obra e gerando economia.
Entretanto a construção com elementos pré-moldados enfrenta alguns problemas que limitam a viabilidade plena como ferramenta de trabalho dos engenheiros, arquitetos e projetistas. Dentre os problemas estão a modulação das construções, uso de equipamentos de transporte e montagem sofisticadas e o custo elevado das mesmas, mas principalmente a dificuldade de executar ligações entre os elementos que atendam às resistências necessárias.
As ligações são de fundamental importância tanto para a produção (execução de parte dos elementos adjacentes às ligações, montagem da estrutura e execução das ligações propriamente ditas) como para o comportamento e funcionalidade da estrutura como um todo.
Ligações mais simples acarretam, normalmente, estruturas mais solicitadas aos momentos fletores. Entretanto, as ligações que tendem a reproduzir as estruturas de concreto moldado in loco, através da transmissão de momentos fletores, que requerem mais trabalho e reduzem, assim, as vantagens da pré-moldagem.
Um projeto de ligação de estruturas pré-moldadas deve ser feito de forma a considerar alguns critérios que serão de suma importância para seu adequado funcionamento, entre eles estão o comportamento estrutural (resistência), tolerâncias dimensionais, resistência ao fogo, durabilidade e manutenção, facilidade de manuseio e montagem. Do ponto de vista do comportamento estrutural, o que diferencia uma estrutura convencional de uma estrutura de concreto pré-moldado é a presença das ligações. As ligações podem ser consideradas como regiões de descontinuidade na estrutura pré-moldada, havendo uma maior concentração das tensões. Diante do exposto, a funcionalidade do sistema estrutural está