Elementos de liga
Antes do homem conhecer o ferro, já conhecia ao menos uma liga metálica: O bronze. Observando, ele percebeu que a “mistura” de dois metais melhorava o desempenho do metal que estava presente em maior quantidade.
Os chamados elementos de liga são; elementos químicos que adicionados a uma matriz de metal puro visa formar uma liga metálica promovendo uma mudança na microestrutura, que por sua vez proporciona melhor estabilidade de fases do material. Elas deslocam a curva TTT para a direita, ou seja eles retardam as reações difusionais. O que se reflete nas suas propriedades macroscópicas físicas e mecânicas, permitindo ao material desempenhar funções específica. Eles também podem reduzir decomposição de Austenita e também reduzindo a tx de crescimento ou a tx de nucleação da ferrita/perlita ou bainita
O carbono é o principal elemento de liga do aço, sua influência é fundamental para a resistência, a forjabilidade, a soldabilidade e a temperabilidade.
Os Elementos de liga afetam a formação de Martensita influenciando diretamente na Temperabilidade.
Abaixo alguns elementos de liga e um resumo de suas atribuições:
Alumínio (Al)
– Normalmente adicionado em pequenas quantidades tem a função dedesoxidante eficiente do aço, além de refinar os grãos. Como elemento de liga em aços para nitretação sua função é formar o Nitrogênio, o nitreto de alumínio, que elevada resistência a abrasão.
Boro (B)
– O Boro adicionado à liga do aço, em quantidades bem pequenas, aumenta a profundidade da camada temperada e por isso a dureza do núcleo dos aços temperados. Nos aços inoxidáveisausteníticos aumento o limite elástico diminuindo, contudo, aresistência à corrosão.
Carbono (C)
– É o elemento essencial que compõe a liga do aço. Conforme seu teor aumenta consideravelmente o limite à resistência e a dureza do aço diminuindo comtudo a sua tenacidade e o soldabilidade.
Cobalto (Co)
– Aumenta a resistência a altas temperaturas e por isso é