Elementos De Economia
Para o que serve a taxa Selic e qual o objetivo do governo em aumentá-la?
Porque as centrais sindicais e os empresários criticam o aumento da taxa Selic?
Conhecida também como taxa básica de juros da economia brasileira a taxa Selic é a segunda menor taxa de juros da economia. Ela é usada nos empréstimos feitos entre os bancos e também nas aplicações feitas por estas instituições bancárias em títulos públicos federais. Ela serve de referência para a economia brasileira.
É a partir da Selic que os bancos definem a remuneração de algumas aplicações financeiras feitas pelos clientes, também é usada como referência de juros para empréstimos e financiamentos. A Taxa Selic não é a utilizada para empréstimos e financiamentos a pessoas físicas e empresas.
Quando a taxa está alta, ela favorece a queda da inflação, pois desestimula o consumo, já que os juros cobrados nos financiamentos, empréstimos e cartões de crédito ficam mais altos. Por outro lado, quando está baixa, ela favorece o consumo, pois tomar dinheiro emprestado ou fazer financiamentos fica mais barato, já que os juros cobrados nestas operações ficam menores. A taxa Selic é um importante instrumento usado pelo Governo para controlar a inflação.
As empresas e os consumidores criticam o seu aumento pelo fato de que como a alta da Selic encarece os financiamentos e aumenta os juros cobrados em cartões de crédito, fica mais caro comprar de forma parcelada. Logo, a Selic alta desestimula o consumo, reduzindo a venda de mercadorias e serviços. Prejudicando as empresas e as centrais sindicais brasileiras.
Quando a taxa Selic está muito alta, o valor do dólar tende a diminuir no país. Isso ocorre, pois muitos investidores externos fazem aplicações no Brasil atreladas aos juros. Entrando e circulando mais dólares na economia brasileira, esta moeda se desvaloriza, enquanto o real ganha força.