Elementos de Conteção
DEPARTAMENTO DE CONTRUÇÃO CIVIL - DCC
CURSO DE EDIFICAÇÕES – TURMA 412
MECÂNICA DOS SOLOS II – ALUÍSIO ALVES
ESTRURAS DE CONTENÇÃO - GABIÃO
SÃO LUÍS
2012
ESTRUTURAS DE CONTENÇÃO
A realização de uma obra de fundações quase sempre envolve estruturas de contenção. É frequente a criação de subsolos para estacionamento em edifícios urbanos, de contenções de cortes e aterros, por muros de arrimo, para a criação de plataformas; a instalação de dutos de utilidades em valas escoradas etc.
Obras de contenção do terreno estão presentes em projetos de estradas, de pontes, de estabilização de encostas, de canalizações, de saneamento, de metrôs etc. A contenção é feita pela introdução de uma estrutura ou de elementos estruturais compostos, que apresentam rigidez distinta daquela do terreno que conterá. O carregamento da estrutura do terreno gera deslocamentos que por sua vez alteram o carregamento, num processo interativo.
CONTENÇÃO EM GABIÃO
Estruturas de contenção são obras que têm a finalidade de conter maciços de solos. Quando construídas em centros urbanos ou em áreas de lazer, devem se integrar o máximo possível no meio em que se encontram, tanto do ponto de vista ambiental como paisagístico. O gabião foi utilizado durante muito tempo como solução para desvio dos curso dos rios e fechamentos das ensecadeiras nas obras de construção de barragens.
Seu emprego tem se diversificado, encontrando aceitação na execução não só de muros de arrimo, como em revestimento de canais, proteção de margens de rios, e em obras de emergência para contenção de encostas.
TIPOS DE GABIÕES
Existem três tipos de gabiões: o gabião tipo caixa, o tipo colchão e o tipo saco. Cada um utilizado onde melhor se adapta seu formato à conformação da obra.
GABIÃO CAIXA
O gabião caixa é uma estrutura