elementos de comunicaçao
• 2. Emissor: indivíduo ou grupo que codifica (emite) a mensagem.
• 3. Receptor: indivíduo ou grupo que decodifica (recebe) a mensagem.
• 4. Mensagem: o próprio texto transmitido.
• 5. Referente: conteúdo da mensagem, objeto ou situação a que a mensagem se refere, contexto relacionado a emissor e receptor.
• 6. Código: conjunto de signos usado na transmissão e recepção da mensagem, normalmente uma língua natural.
Obs: as atitudes e reações dos comunicantes (Conhecimento Prévio, Idiossincrasia) são também referentes e exercem influência sobre a comunicação.
• Funções da Linguagem
1.Função emotiva ou expressiva:Esta função ocorre quando se destaca o locutor (ou emissor). A mensagem centra-se nas opiniões, sentimentos e emoções do emissor, sendo um texto completamente subjetivo e pessoal. A idéia de destaque do locutor dá-se pelo emprego da 1ª pessoa do singular, tanto das formas verbais, quanto dos pronomes. A presença de interjeições, pontuação com reticências e pontos de exclamação também evidenciam a função emotiva ou expressiva da linguagem. Os textos que expressam o estado de alma do locutor, ou seja, que exemplificam melhor essa função, são os textos líricos, as autobiografias, as memórias, a poesia lírica e as cartas de amor.
Por exemplo: É bonito ser amigo, mas confesso é tão difícil aprender!
— Poema do amigo aprendiz, Fernando Pessoa
2.Função referencial ou denotativa:A mensagem é centrada no referente, no assunto (contexto relacionado a emissor e receptor). O emissor procura fornecer informações da realidade, sem a opinião pessoal, de forma objetiva, direta, denotativa. A ênfase é dada ao conteúdo, ou seja, às informações. Geralmente, usa-se a 3ª pessoa do singular. Os textos que servem como exemplo dessa função da linguagem são os jornalísticos, os científicos e outros de cunho apenas informativo. A função referencial também é conhecida como cognitiva ou denotativa.
Características