Elementos de Apoio
Elementos de Apoio
Elementos de Apoio
De modo geral, os elementos de apoio consistem de acessórios auxiliares para o funcionamento de máquinas. Os elementos de apoio são: buchas, guias, rolamentos e mancais.
Na prática, podemos observar que buchas e mancais são elementos que funcionam conjuntamente. Apenas para facilitar o estudo, eles são descritos separadamente.
Para que você tenha uma visão geral dos assuntos a serem estudados em são apresentadas algumas das principais informações relativas aos elementos de apoio.
Guias
Elementos de Apoio
A guia é um elemento de máquina que mantém, com certo rigor, a trajetória de determinadas peças. Para ficar clara sua descrição, apresentamos, como exemplo, a ilustração de uma porta corrediça do box de um banheiro.
Tipos
No caso de se desejar movimento retilíneo, geralmente são usadas guias constituídas de peças cilíndricas ou prismáticas. Essas peças deslizam dentro de outra peça com forma geométrica semelhante, conforme ilustrações.
As guias podem ser abertas ou fechadas.
Classificação
As guias classificam-se em dois grupos: guias de deslizamento e de rolamento.
Elementos de Apoio As guias cilíndricas são as formas mais simples de guias lineares e encontram várias aplicações em mecânica de precisão, tais como em unidades de disco fexíveis, impressoras e outros periféricos de computadores, bem como em máquinas-ferramentas e sistemas de medição.
Particularmente falando sobre as guias de deslizamento, estas são denominadas assim por estarem mantendo contato direto com a superfície do material a ser movimentado.
Por consequência disso sofrem um maior atrito, necessitando assim de líquidos lubrificantes. Esses elemento lubrificantes , usados tanto para guias de deslizamento, quanto para guias de rolamentos , podem ser aplicado manualmente, devido às ranhuras ou canais presente entre as superfícies de contato, ou por meio da guias hidrostática.
Esses lubrificantes devem espalhar-se de forma