ELEMENTOS DA PERSUASÃO
ANA LETÍCIA DEOLINDO
ANDRÉ VINÍCIOS DUARTE
BRUNA REGINA BERNADINHO
MARIELA MORAES
RAFAEL ATAÍDE GIL
ANÚNCIO TOPSHOP ISAURA MARIA LONGO
ITAJAÍ
OUTUBRO DE 2014 De acordo com João Anzanello Carrascoza no livro “A evolução do texto publicitário”, (p.26), é preciso usar técnicas de persuasão em propagandas publicitárias para conseguir cativar o público alvo e desta forma atingir o principal objetivo, que é a ação da compra. Desta forma existem algumas regras principais que desde os anos sessenta é imposto e seguido fielmente pelos publicitários que realmente almejam o sucesso da propaganda e que cause assim, uma repercussão positiva para o público. Utilizamos então, quatro itens indispensáveis que devem estar presentes no trabalho publicitário. Esses itens compõem a fórmula A.I.D.A. sigla que representa: Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Com a fórmula, reconhecida pelos profissionais da comunicação, o anúncio possui a possibilidade de prender a atenção do cliente e simultaneamente estimulá-lo à realizar a compra do produto em questão. Com base nas aulas ministradas pela professora Isaura Maria Longo e em materiais disponibilizados e pesquisados pela equipe, criamos para o TOPSHOP o “Vilsô! Um companheiro show de bola”. Aplicamos a fórmula AIDA e utilizamos as seguintes características:
A - ATENÇÃO “Uma técnica poderosa para chamar a atenção é a APROXIMAÇÃO, ou a técnica de jogar a mensagem com um apelo de algo que é próximo do destinatário, faz parte do mundo pessoal dele”.
Isaura Maria Longo em “O processo da comunicação persuasiva” (p.3) Solidão é um conceito que desperta reações nas pessoas. Através de uma análise no que acontece na vida moderna, é possível descobrir que o ser humano, mesmo ao redor de tantas tecnologias, que apesar da distância, permitem um contato com outras pessoas em tempo real, ainda podem se sentir sozinhos e depressivos. Pensando nisso, o