Elementos da engenharia considerados na construção de aeronaves.
UNESA (UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ)
PROFESSOR: CESAR REIS
ALUNO: THYAGO PESSOA DE ALMEIDA (201308087195)
Elementos da engenharia considerados na construção de aeronaves.
Os veículos aeroespaciais são sujeitos a condições severas de operação tais como diferenças de pressão e de temperatura acentuadas e elevadas cargas aplicadas a pontos estruturais críticos. Desta forma, geralmente são um produto de uma complexa síntese de várias tecnologias e ciências, incluindo entre outras: a aerodinâmica, a ciência dos materiais, estruturas e aniônica. É ao conhecimento em si e ao processo que combina estes vários ramos da ciência que designamos de engenharia aeroespacial. Esta complexidade impede um único engenheiro de participar num projeto em todas as suas fases e em vez disso um projeto aeroespacial é levado a cabo por uma equipe de especialistas, cada qual com a sua especialização em determinado ramo da engenharia.
As áreas do conhecimento mais relevantes são:
Mecânica dos fluidos - a ciência que estuda o escoamento de fluidos sobre objetos. Dentro desta disciplina, geralmente, a área de maior interesse é a aerodinâmica.
Astrodinâmica - a ciência que estuda a mecânica orbital, ou seja, a predição de trajetórias e órbitas.
Mecânica estática e dinâmica - o estudo dos movimentos, forças e torques em sistemas mecânicos.
Matemática - mais precisamente, cálculo diferencial e álgebra linear.
Tecnologia eletrônica - estudo da eletrônica aplicada.
Propulsão - a ciência que estuda o movimento de um veículo na atmosfera ou em ambiente espacial. Os principais ramos são, motores de combustão interna, motores a jato, motores turbo, motores-foguete e propulsão iônica.
Controle - o estudo da modelagem matemática do comportamento dinâmico de sistemas e projeto de sistemas de controle para que o comportamento seja o mais próximo do desejado.
Estrutura de aeronaves e espaçonaves - projeto de uma configuração física