Elementos da comunicação
A COMUNICAÇÃO
A palavra comunicação, do latim communicatio, significa ação de repartir, de dividir, de estabelecer uma relação com alguém. O dicionário também define o termo comunicação deste modo:
Ato ou efeito de comunicar-se, isto é, de emitir, transmitir e receber mensagens por meio de métodos e/ou de processos convencionados, quer através da linguagem falada ou escrita, quer de outros sinais, signos ou símbolos, quer de aparelhamento técnico especializado sonoro e/ou visual. (FERREIRA, 1999)
Dessa definição se pode deduzir que, na comunicação entre pessoas, ocorre não só emissão e recepção de mensagens, mas também troca de mensagens.
Em uma linguagem mais técnica, comunicação “é o meio pelo qual um homem influencia outro e, por seu turno, é pelo outro influenciado”. (DÀZEVEDO, 1970:11)
O homem é um ser social e se difere dos outros seres que vivem reunidos pela capacidade de julgar e discernir, estabelecendo regras para a vida em sociedade. Tal concepção, nascida em A Política, de Aristóteles, implica estabelecer a necessidade de linguagem para que o homem possa se comunicar com os outros e, juntos, estabelecerem um código de vida em comum. Então, a linguagem, capacidade comunicativa dos seres, constrói vínculos entre os homens e possibilita a transmissão de culturas, além de garantir a eficácia dos mecanismos de funcionamento dos grupos sociais. A grosso modo, linguagem é qualquer sistema de signos que sirva à comunicação entre os homens. Os signos podem ser visuais, sonoros, gestuais, corporais, fisionômicos, escritos ou vocais. A linguagem articulada reunindo os signos vocais e escritos constitui a língua, sistema de signos (ou código) em que ocorre associação de som ou letras (significante) a conceitos determinados (significado). Os signos linguísticos
(significante + significado) formam o vocabulário da língua, e