Elementos Básicos do Telejornal
Todo telejornal é composto basicamente de dois elementos: Imagem e Som, chamados tecnicamente de vídeo e áudio.
Imagem – É considerada o elemento mais importante da TV. No telejornalismo é considerada fundamental pelo seu pode testemunhal. Nas palavras de Vera Íris Paternostro “A imagem é, arte da natureza da TV e entra na casa das pessoas possibilitando uma visão da realidade externa àquela em que vivem os telespectadores.
Som – no telejornalismo o som pode ser o “som ambiente”, do local do acontecimento e pode ser o texto. Para Vera Íris apesar da imagem ser fundamental, a palavra tem lugar garantido. A música também é um elemento sonoro utilizado no telejornalismo.
As imagens e sons no telejornal se dividem em:
Vinheta – marca a abertura ou intervalo do telejornal. Normalmente é composta de imagem e música característica trabalhadas com efeitos especiais. Em eventos especiais, ou colunas do telejornal, é criada uma vinheta específica para o assunto.
Blocos – são partes ou segmentos em que se divide o telejornal, ou um programa. Cada bloco, normalmente fica entre dois intervalos comerciais.
Break – é uma palavra inglesa que significa quebra. Ela foi herdada do telejornalismo norte-americano e por associação, significa o intervalo dentro dos programas de televisão.
Escalada – o termo Escalada designa as manchetes que abrem o telejornal. Normalmente as de destaque. Após a vinheta pode entrar o comercial ou o primeiro bloco. São frases de impacto que podem reunir todos os assuntos do telejornal ou só os de destaque. São usadas frases curtas para prender a atenção do telespectador podendo ter ou não imagens (teaser).
Teaser – são chamadas de teaser as manchetes da escalada com imagem e chamadas do telejornal feitas ao longo da programação da rede. O objetivo é realçar os assuntos mais importantes e chamar a atenção do telespectador para assistir ao TJ. Algumas emissoras adotaram a palavra teaser para designar a passagem curta