elementos basicos
Elementos básicos:
a. cor e valor
Valor ou Intensidade Tonal
O valor ou intensidade tonal pode ser definido como a relativa luminosidade ou escuridão de um objeto. Eles são intrínsecos a toda composição, mas a cor não.
Conhecer os princípios de cor e de valor é importante para adicionar dimensão e profundidade ao trabalho de comunicação visual.
Um projeto bem-sucedido geralmente precisa funcionar bem em preto e branco. O valor, assim como o contraste, faz parte do design logo que alguma imagem é colocada no formato.
figura 16
Todo elemento adicionado ao formato automaticamente traz algum valor consigo, algo entre 1% a 1OO% de preto.
O valor de cada elemento é relativo aos outros elementos e ao fundo sobre o qual é colocado. Quanto maior a diferença de valor entre o objeto e o fundo, maior o contraste. A força de afirmação e maior quando o elemento que está colocado sobre o fundo for mais destacado. Por outro lado, mais suavidade é criada usando-se valores mais sutis e menor contraste.
Criando sensações
Uma bola preta colocada sobre um formato totalmente branco cria um grande contraste de valor tornando a bola bem proeminente.
figura 17
A partir do momento em que este elemento divide o espaço com outro de mesmo valor, ele fica com a mesma importância. A criação de movimento, direção e hierarquia de leitura se estabelece quando um dos elementos é mais escuro do que o outro. Quando o formato está cheio de elementos de igual valor, estes vão ter a mesma importância (o que cria uma sensação de mesmice). O olho tende a ir primeiro para as formas que tem mais contraste.
figura 18
O valor é o princípio da estrutura que tem maior poder para criar uma sensação. O uso correto dos valores pretos, brancos e cinzas ê pode adiciona força ou mudar o clima do trabalho.
O que considerar ao usar o valor
1. Foi você quem determinou os valores em seu trabalho?
2. Você escolheu valores que criam um contraste?
3. Você