Elemento de Máquinas
7.1 Defina o termo “engenharia simultânea” e explique como é usualmente implementada.
Definição:
Engenharia Simultânea é uma abordagem sistemática para o desenvolvimento integrado e paralelo do projeto de um produto e os processos relacionados, incluindo manufatura e suporte. Essa abordagem procura fazer com que as pessoas envolvidas no desenvolvimento considerem, desde o início, todos os elementos do ciclo de vida do produto, da concepção ao descarte, incluindo qualidade, custo, prazos e requisitos dos clientes.
A Engenharia Simultânea é implementada a partir da organização do fluxo de informações entre todos os participantes do projeto, do estabelecimento, dos objetivos da equipe de marketing até o produto ser despachado.
7.2 Liste os cinco métodos básicos para mudar a dimensão ou forma de uma peça a ser trabalhada durante um processo de fabricação e dê dois exemplos de cada método básico.
Métodos:
1. Fluxo de material fundido; Ex: Fundição em areia. Fundição em casca.
2. Fusão de partes componentes; Ex: Soldagem a gás. Soldagem ao arco elétrico.
3. deformação plástica de material sólido dúctil;
Ex: Forjamento por martelamento.
Forjamento por prensagem
4. Remoção seletiva de material por ação de usinagem ou ação de remoção de cavaco;
Ex: Torneamento.
Furação.
5. sinterização de partículas de pó metálico;
Ex: União por difusão.
Sinterização por centelha.
7.3 Explique o que se entende por fabricação “em forma quase final” (near net shape).
A fabricação “em forma quase final” é aquela que a peça é produzida próxima da sua forma final, ou seja, minimiza as operações de usinagem e processos de acabamento.
7.4 Basicamente, todos os processos de montagem podem ser classificados como manual, automático dedicado, ou automático flexível. Defina e diferencie estes processos de