elemento de maquinas
Aelson Santos Lopes – RA 2504004070
Misael Ferreira Silva – RA 6687210440
Jefferson Maia de Oliveira – RA 254542795
Lucas do Nascimento Ayres – RA 4200053580
Curso: Engenharia Mecânica
ATPS de Resistência dos Materiais II
Trabalho apresentado à Faculdade Anhanguera de Jundiaí, como requisito para a composição da nota bimestral à disciplina Resistência dos materiais II.
Jundiaí
2013
DESAFIO
O aluno ou grupo de alunos, ao final do desafio deverão apresentar um memorial de cálculo e um desenho esquemático para um sistema de elevação (figura 1).
No memorial deverá conter todos os cálculos dos momentos, definição da motorização, cálculos de correias, engrenagens, eixos e mancais de rolamento e um desenho esquemático do sistema de elevação.
O trabalho poderá ser elaborado em grupo de até 02 alunos com o mesmo final de RA (registro acadêmico), ou individualmente caso seja conveniente.
Este trabalho terá o valor de 02 pontos e será somado com o resultado da prova P2.
ETAPA Nº 1
Aula-tema: Definição do cinematismo do equipamento.
Esta atividade é importante para que você possa iniciar o procedimento de cálculo para então determinar o cinematismo do projeto, acompanhar as explicações iniciais para não haver dúvida na execução da tarefa.
Para realizá-la é importante o aluno ler os capítulos 1, 2 e 3 do livro Elementos de Máquinas, do autor Sarkis Melconian que será o livro adotado como livro texto da disciplina e seguir os passos descritos a seguir:
Passo 1: Cinematismo básico e dados de projeto
O aluno deverá inicialmente acompanhar todas as explicações de como ele deverá fazer os cálculos de torque, rendimento e rotação em cada árvore, cada engrenagem e polia.
Também serão estabelecidos todos os dados que comporão o projeto.
Nesta etapa o aluno criará um esquema cinemático padrão para todos (figura 2), onde serão solicitados