Elemento da tabela periódica - alumínio
O Alumínio é um elemento químico de símbolo Al de número atômico 13 (13 prótons e 13 elétrons) com massa atômica 27 u. Na temperatura ambiente é sólido, sendo o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre. Sua leveza, condutividade elétrica, resistência à corrosão e baixo ponto de fusão lhe conferem uma multiplicidade de aplicações, especialmente nas soluções de engenharia aeronáutica. Entretanto, mesmo com o baixo custo para a sua reciclagem, o que aumenta sua vida útil e a estabilidade do seu valor, a elevada quantidade de energia necessária para a sua obtenção reduzem sobremaneira o seu campo de aplicação, além das implicações ecológicas negativas no rejeito dos subprodutos do processo de reciclagem, ou mesmo de produção do alumínio primário.
É dado a Friedrich Wöhler o reconhecimento do isolamento do alumínio, em 1827.
Figura 1 - Tabela Periódica dos Elementos Químicos – Destaque para o Alumínio (Al)
1 - CARACTERÍSTICAS DO ELEMENTO :
Figura 2 - Óxido de Alumínio 1.1- PESO:
O alumínio é um metal leve, com uma densidade de um terço ao do aço, 2.700 kg/m³.
1.2 - FORÇA:
Ligas de alumínio normalmente têm pontos fortes de atração, entre 70 e 700 MPa. O intervalo para ligas utilizadas na extrusão é de 150 a 300 MPa. Ao contrário da maioria das qualidades do aço, o alumínio não se torna quebradiço às baixas temperaturas. Em vez disso, aumenta a sua força. Em temperaturas elevadas, a força do alumínio diminui. Em temperaturas continuamente acima de 100 ° C, a força é afetada na medida em que o enfraquecimento deve ser tomado em consideração.
1.3 - EXPANSÃO LINEAR:
Em comparação com outros metais, o alumínio tem um coeficiente relativamente grande de expansão linear. Este fato deve ser tomado em consideração em alguns designs.
1.4 - CONDUTIVIDADE:
O Alumínio é um excelente maestro de calor e eletricidade. Um maestro de alumínio pesa aproximadamente 50% a mais do que um maestro de cobre, tendo a mesma condutibilidade.
1.5 -