Electriza O Dos Corpos
Esta experiência, para a sua realização, foi dividida em três partes, nomeadamente:
Parte A: Electrização por fricção. Leis qualitativas das cargas eléctricas
Que consistiu em electrizar um bastão de vidro, friccionando-o com um pano de seda, fazendo o mesmo em relação à outro bastão de vidro que se encontrava suspenso num suporte. Após isto, devia-se aproximar o bastão livre do suspenso e analisar o tipo de interacção entre ambos. Friccionou-se, de seguida, um bastão de plástico com um pano de lã, para observar, também o tipo de interacção que este apresenta com o bastão de vidro suspenso.
Parte B: Pêndulo Eléctrico: Electrização por contacto
Nesta fase, electrizou-se o bastão de vidro com o pano de seda, sendo a extremidade electrizada posto em contacto com alguns objectos leves neutros, para verificar que interacção ambos tinham.
Electrizou-se novamente o bastão de vidro, sendo este colocado próximo das duas bolas de isopor encontradas num pêndulo eléctrico, para fazer o estudo do fenómeno interactivo ocorrido entre ambos. Seguidamente, o bastão foi colocado entre as duas bolas, tocando-as e, sendo removido após um determinado intervalo de tempo, para analisar o que ocorre com as bolas após a remoção do mesmo.
Parte C: Electrómetro: Quantidade de carga dum corpo
Esta parte consistiu no uso do electrómetro de modo que este fosse electrizado pelo bastão de vidro, para analisar a abertura do ângulo de desvio.
Na última fase da mesma, ligou-se o botão do electrómetro electrizado com o botão dum electroscópio de folhas, utilizando um cabo isolante, de modo a verificar o que se sucedia. Este procedimento foi repetido, usando, desta vez, um cabo metálico isolado para ligar ambos os botões.
II. INTRODUÇÃO
Há apenas um século atrás, tinha-se nada mais que poucas lâmpadas eléctricas, actualmente os seres humanos são extremamente dependentes da electricidade para a realização de actividades no quotidiano. Contudo, apesar da difusão do uso da