Electricidade
. Muitas vezes essas cargas passam despercebidas, pois não sentimos e nem as vemos. Isso se deve ao fato de possuírem quantidades iguais dos dois tipos de cargas eléctricas, positiva e negativa. Contudo, o objectivo do experimento é:
• Estudar os processos de electrização dos corpos
• Verificar experimentalmente as leis qualitativas das cargas eléctricas
Introdução Teórica
Os Natureza Eléctrica dos Átomos – Os átomos basicamente são compostos por três partículas: electrões, protões e neutrões. Verifica-se experimentalmente uma propriedade dessas partículas: electrão repele electrão, protão repele protão e electrão e protão atraem-se mutuamente; O neutrão não interage de nenhuma forma com o electrão, ou protão, ou neutrão. Dessas experiências vemos que protões e electrões apresentam uma propriedade que os neutrões não apresentam: a carga eléctrica. Verifica-se que, quando um átomo apresenta um número de protões igual ao número de electrões ele não manifesta propriedades eléctricas.
Se quisermos observar as propriedades eléctricas de um corpo, devemos então electrizá-lo, ou seja, desequilibrar as quantidades de protões e electrões, ou doando ou retirando electrões. Existem algumas formas de electrização de objectos, Como:
• Electrização por atrito: Quando atritamos dois corpos de materiais diferentes, um deles cede electrões para o outro. Aquele que recebeu electrões ficou carregado negativamente; Enquanto o que doou ficou carregado positivamente.
• Electrização por condução: Se quisermos electrizar um corpo condutor, basta colocar este em contacto com um condutor carregado. Como existem quantidades razoáveis de electrões livres, estes “fluem” para o corpo neutro. Esse fluxo se estabiliza quando o potencial eléctrico dos corpos em contacto se iguala.
• Electrização por indução: É o tipo de electrização sem contacto físico. Quando aproximamos um corpo A (isolante ou condutor)