Electre Resumo Grupo 6
Grupo 6- MÉTODO ELECTRE
Edilene Gonçalves Andrade - 28992
Eduardo Henrique Carvalho - 27939
Ellen Patrícia de Oliveira - 28784
Gabriel Silva André e Ribeiro - 28671
José Airton Marques Junior - 22088
Rubens Pastor Pereira Junior - 28371
Buscando apresentar um conjunto de alternativas, baseadas em multicritérios, o método ELECTRE, auxilia a tomada de decisão em hipóteses complexas, analisando os argumentos pós e contras de uma ação em relação a outra.
A família de métodos ELECTRE, de origem francesa, tem como objetivo obter um subconjunto de alternativas, no qual as alternativas que fazem parte desse subconjunto sobreclassificam as que não fazem. Em outras palavras, busca-se reduzir o tamanho do conjunto de alternativas, explorando o conceito de dominância. Para isso, são utilizados dois índices: o índice de concordância, que mede a vantagem relativa de cada alternativa sobre as outras, e o índice de discordância, que mede a relativa desvantagem. (ALMEIDA, SIQUEIRA, 2011)
As relações de sobreclassificação são construídas de tal forma, que permitem avaliar se uma alternativa é tão boa quanto outra alternativa, na seguinte condição:
Uma maioria suficiente de critérios, considerando as suas importâncias, apoia esta proposição (princípio da concordância) e a oposição da minoria não é considerada forte o suficiente para discordar desta proposição (princípio da discordância).
Considerando-se um problema de escolha, por exemplo: sabendo-se que uma ação a é melhor do que b e c, torna-se irrelevante analisar as preferências entre b e c.
Segundo Almeida (2011) os métodos da família ELECTRE são aplicados em duas fases principais. FASE 1: é construída a relação de sobreclassificação, onde se estabelece uma comparação par a par de alternativas. FASE 2: explora-se a relação de sobreclassificação, aplicando-se um procedimento para resolver o problema em função da problemática específica a ser abordada.
Os