elaboração do projeto de investimento
3.1. INTRODUÇÃO1
Ao elaborar-se um projeto de investimento, vários aspectos devem ser observados e analisados, dentre eles um fator que requer uma decisão estratégica, é a localização do empreendimento.
Neste capítulo serão abordados os seguintes tópicos: a conceitualização do termo localização, sob o ponto de vista de vários autores, as forças locacionais, os aspectos ambientais e a guerra por investimentos nos diversos Estados brasileiros.
O problema da localização não se restringe à fase de implantação. Ao longo da existência da organização é possível que haja necessidade de realocar a empresa ou distribuir sua atividade.
3.2. ESCOLHA DA LOCALIZAÇÃO
A escolha da localização do empreendimento constitui-se numa decisão estratégica para a empresa.
Segundo Holanda (1975),
“A localização ótima é aquela que assegura a maior diferença entre custos e benefícios, privados ou sociais. Vale dizer, a melhor localização é a que permite obter a mais alta taxa de rentabilidade (critério privado) ou o custo unitário mínimo
(critério social).”
Na visão de Woiler (1985) os aspectos de avaliação de receitas e custos são preponderantes, quando afirma que a localização ótima corresponde, em termos de empresa, a achar a localização que dê a maior diferença entre receitas e custos.
É da boa localização da empresa que dependerá, em parte, a capacidade competitiva da empresa no tempo.
O texto deste capítulo foi elaborado por Cláudia Romani e Gilberto Salvato; sendo revisado e reestruturado pelo Prof. Norberto Hochheim. Os autores foram alunos do Curso de PósGraduação em Administração da UFSC.
1
Localização
3.1
Por sua vez Melnick (1978) enfatiza, além do aspecto financeiro, o caráter social do projeto. Nesta linha, além da escolha mais adequada ser orientada com os objetivos do tamanho ótimo, para investimento privado, à taxa mínima de lucro e custo unitário mínimo, deve-se considerar ainda o problema do ponto de vista social.