elaboração do 5S
Nosso objetivo é apresentar uma das ferramentas de um sistema de gestão de qualidade a fim de transformar o ambiente das organizações e atitudes das pessoas, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, diminuindo riscos, desperdícios, construindo dessa forma um verdadeiro ambiente de Segurança e Qualidade.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. CONCEITO
3. SIGNIFICADO DOS 5S`S
4. 1º S - SEIRI
5. 2º S - SEITON
6. 3º S - SEISO
7. 4º S - SEIKETSU
8. 5º S - SHITSUKE
9. DICAS PARA A PRATICA DO MÉTODO 5S
10. ROTEIRO SUGESTIVO PARA A IMPLANTAÇÃO 5S
11. CUSTO DE IMPLANTAÇÃO DO MÉTODO 5S
12. IDÉIAS PRINCIPAIS DO MÉTODO 5S
13. COMO MANTER E MELHORAR A APLICAÇÃO DO PROGRAMA 5S
14. COMO FAZER A AVALIAÇÃO DO PROGRAMA
15. FIXA DE AUDITORIA E MANUTENÇÃO
16. CHECK- LIST
17. SIGLAS E ABREVIATURAS
18. PROCEDIMENTO GERENCIAL DE IMPLANTAÇÃO E MANUTENÇÃO DO 5S
19. SENSIBILIZAÇÃO E TREINAMENTO
20. CONSOLIDAÇÃO DO 5S
21. BENEFÍCIOS DO 5S 22. CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO
23. CONCLUSÃO
1. – INTRODUÇÃO
A gestão de Qualidade é primordial para o estabelecimento e sobrevivência de uma instituição e para viabilizar o controle de atividades, informações e documentos. A meta é a boa prestação de serviços, de forma eficiente e dinâmica para que o solicitante fique satisfeito.
Dentre as muitas ferramentas que podem ser usadas para implantar o Sistema da Qualidade total numa empresa, ou instituição é o Programa 5S. Este é o ponto de partida em um requisito básico para o controle da qualidade, uma vez que proporciona vários benefícios ao setor. A ordem, a limpeza, o asseio e a autodisciplina são essenciais para a produtividade.
Porem, este programa implantado sozinho, somente ele, não assegura o sistema da qualidade eficiente. É necessário haver melhorias continuas treinamentos e conscientização do pessoal quanto à filosofia da qualidade.
O programa 5S