Elaboração de uma sequência didática
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado I
PROFESSORA: Eliane Ferraz Alves
ALUNA: Jeanne Darc Ferreira de Araújo
MAT.: 91213462
Atividade 5
Elaboração de uma sequência didática (Língua Portuguesa).
Conteúdo:
Texto: “Mal-entendido”.
Orígenes Lessa. “Mal-entendido”. Seleta. Rio de Janeiro: José Olympio, 1973.
Análise do texto
Objetivos:
O Objetivo geral é possibilitar aos alunos a oportunidade de se tornarem leitores e escritores, com isso propiciando um ensino de qualidade, contribuindo com a redução do iletrismo e o fracasso escolar, despertando nos alunos o prazer, interesse e o gosto em aprender a ler e escrever.
Realizar inferências e antecipações em relação ao conteúdo do texto, analisando as causas e as consequências do preconceito, para isso, utilizar informações oferecidas por um glossário na compreensão e interpretação do texto.
Estabelecer relações de anterioridade/posteridade na sequência do texto.
Identificar e empregar os discursos direto e indireto.
Estratégia:
No texto “Mal-entendido”, o tema tratado exige do professor alguns cuidados quanto à abordagem em sala de aula no sentido de conduzir a discussão do problema sem causar situações embaraçosas, seja em relação a alguns alunos que sejam ou se sintam vítimas de preconceito ou em relação a alguns alunos que possam ter posturas preconceituosas. Por esse motivo, para conduzir essa discussão de forma ampla e fundamentada, os textos oferecidos abordam linguagens diferentes a respeito de um mesmo tema. É importante que a leitura e a discussão sobre o texto “Mal-entendido”, somente aconteça depois que o problema do preconceito tenha sido claramente discutido.
Para conduzir o aluno a empregar o discurso direto e indireto, o professor propõe aos alunos que contem a conversa ou fala dos personagens usando os dois recursos, ou seja, no discurso direto o narrador reproduz as palavras