Elaboração de uma receita com alto teor nutritivo
1. INTRODUÇÃO
O grão de soja possui, em média, 40% de proteínas, 20% de lipídios, 5% de minerais e 34% de carboidratos (açúcares como: glicose, frutose e sacarose, fibras, e os oligossacarídeos como: rafinose e estaquiose). Não possui amido.O teor de cálcio nos grãos variam de 160 a 470mg (média de 230mg) por 100g de grãos.A isoflavona está presente nos grãos da soja e em alimentos derivados,como o leite (extrato de soja). No caso do leite está em menor concentração.
O extrato de soja que é popularmente conhecido como leite de soja, é elaborado a partir do grão da soja moído e desidratado. Possui baixo teor de gorduras saturadas, não contém colesterol, nem lactose. É encontrado em pó e em forma líquida, acrescido ou não de sabor. Substituto de leites de origem animal, pode ser consumido com frutas, achocolatados, chocolates em pó, café. Na culinária, pode substituir o leite animal em qualquer receita.
A soja, além de ser a principal oleaginosa cultivada no mundo, faz parte do conjunto de atividades agrícolas com maior destaque no mercado mundial. A sua produção está concentrada principalmente em três países: Estados Unidos, Brasil e Argentina. Ressaltando-se o Brasil e a Argentina, que são responsáveis por 46,2% dessa produção global. A China e a União Européia são o destino de mais de 2/3 do volume exportado do grão, sendo que, a China importa 79% da soja que consome, enquanto os outros grandes países importadores compram quase 100% do seu consumo.
O leite de soja é indicado principalmente para quem tem intolerância à lactose ou alergia a proteína do leite de vaca, mas ele também é consumido por quem não gosta do leite comum,ou que não consomem produtos de origem animal,ou ainda por causa das suas propriedades benéficas à saúde,dentre elas:combater doenças relacionadas ao colesterol,auxiliar nos problemas ósseos,mas principalmente por ser antioxidante e anticancerígeno.Porém,seu consumo diário não deve