Elaboração de um projeto de pesquisa
A elaboração de trabalhos acadêmicos é uma habilidade pontual na formação de qualquer profissional que empreende pesquisas e constrói conhecimentos no decorrer de sua formação universitária. O domínio das técnicas e dos procedimentos de elaboração e apresentação dos tratados, estudos e pesquisas garantem a qualidade formal do material em questão, facilitando os critérios de avaliação dos mesmos. Trata-se de a partir de algumas diretrizes operacionais, desenvolver um instrumental de apoio às atividades didático-científicas dos professores que buscam desenvolver competências específicas nos seus alunos em formação. Sabe-se que a questão da competência supõe, não apenas o domínio de conteúdos e técnicas próprios à especificidade da atividade profissional, como também o domínio de aspectos relacionados à forma e à sistematização do próprio pensar.
Segundo Alberto Albuquerque Gomes, o processo de produção do conhecimento sobre o mundo social passa necessariamente pela reelaboração daquilo que vemos, na forma de representações. Ou seja, para tentar compreender o mundo, é preciso num primeiro momento desconstruí-lo, assim como faz o mecânico de automóveis que para compreender seu “objeto”, qual seja, o motor precisa desmontá-lo para depois remontá-lo, agora munido de um saber enriquecido pela práxis. Assim, o cientista social ao deparar-se com seu
“objeto”, precisa desenvolver uma atitude crítica de forma a “desmontar” este
“objeto”, na forma de categorias conceituais, buscando o seu entendimento, também enriquecido pela práxis. Para que nossas aulas sejam mais ilustrativas devemos produzir conhecimentos científicos, isto é, fazer aproximações conceituais, de modo a compreender o objeto em sua grandeza e movimento. Então, para que possamos compreender melhor o conceito de estatística devemos através da prática, entender a relação entre o projeto de pesquisa e o papel da estatística.