Elaboração de textos/redação
TEXTO DISSERTATIVO – Expõe uma situação e, baseado no fato exposto, o autor comenta, expõe sua opinião, apresenta argumentos e leva o leitor a refletir sobre determinado fato. A linguagem deve ser formal, a estrutura bem definida (introdução, desenvolvimento, conclusão) e escrita respeitando a norma culta. Não se admite gírias em dissertações, tampouco informações irreais. É um texto sério e informativo. Escrito em terceira pessoa.
CONVENCER O LEITOR ATRAVÉS DE FATOS E SITUAÇÕES.
1. A Introdução pode ser de qualquer uma das formas abaixo (escolha uma):
Faça uma apresentação direta do seu ponto de vista em relação ao tema proposto, o que vai se tornar o seu argumento básico.
Apresente o tema, através de uma indagação a respeito do que ele traz. (eu prefiro esse, especialmente, quando se trata de assuntos polêmicos e bem debatidos na mídia).
Defina o tema a ser questionado.
2. Desenvolvimento:
É a parte mais importante de uma dissertação. É nos parágrafos situados entre a introdução e a conclusão que são apresentados os argumentos destinados a defender o ponto de vista escolhido pelo autor.
A distribuição dos argumentos ao longo do texto também é importante para dar coerência e clareza à dissertação. Uma boa referência é utilizar cada argumento em um parágrafo, a fim de evitar excesso e confusão de informações.
Usar dados históricos é muito bom, demostra que o autor possui conhecimentos em diversas áreas e sabe trabalhar com a interdisciplinaridade. Ex: O tema seja tributação, pode-se no desenvolvimento discorrer sobre o período do Absolutismo na Idade média, mas de forma genérica apenas como uma comparação.
3. Conclusão:
É o desfecho natural de um texto bem planejado. Faz-se a síntese, é a reapresentação das ideias apresentadas. Se possível, uma agregação, que é como se fosse “moral da história”, mais ou menos como se fosse as consequências na situação ou fato discutido. E se o tema da redação for algum problema