Elaboração de projetos
Introdução
O marketing moderno considera a distribuição uma das fases mais críticas dos negócios. Confiabilidade de entrega é fruto do recebimento da mercadoria no prazo correto, com embalagem correta, sem danos causados pelo transporte e erros no faturamento, e com o suporte de um serviço de atendimento ao cliente que resolva seus problemas com presteza e urbanidade.
Distribuição
A distribuição começa na fabrica do fornecedor e termina nas mãos do cliente final. Como os bens estão em constante movimento nesse ínterim, devemos identificar em cada estagio como eles se movimentam (o modal de transporte) e quem faz a movimentação (o operador de transporte). A distribuição física representa um custo significativo para a maioria dos negócios, impactando diretamente na competitividade, de acordo com sua velocidade, confiabilidade e controlabilidade (capacidade de rastreamento e ação), ao entregar aos consumidores dentro do prazo.
Mas, qual o melhor modal? Transporte rodoviário, aéreo, marítimo, ferroviário?
Para cada rota há uma possibilidade de escolha, que deve ser feita mediante uma analise profunda de custos, muito além de uma simples análise do custo baseada em peso por quilometragem (Kg/Km). Para cada ligação no canal logístico, cada modo apresenta vantagens particulares.
O que significa administrar o transporte?
Administrar o transporte significa tomar decisões sobre um amplo conjunto de aspectos. Essas decisões podem ser classificadas em dois grandes grupos: Decisões estratégicas e Decisões operacionais.
Decisões estratégicas no transporte
São basicamente quatro as principais decisões estratégicas no transporte:
( Escolha de Modais;
( Decisões sobre propriedade da frota;
( Seleção e negociação com transportadores;
( Política de consolidação de cargas.
Principais decisões em curto prazo:
( Planejamento de embarques;
( Programação de veículos;
( Roteirizarão;
( Auditoria de