ELABORAÇÃO DE PROJETOS
1. O TEMA
Para se iniciar o projeto é necessário, antes de tudo, a escolha da temática, que deve ser feita baseada em itens fundamentais, como em que área o assunto se encontra, a especificidade do tema, se o tema é instigante, interessante e NUNCA ESCOLHA TEMAS AMPLOS E GERAIS para não perder o seu foco.
2. O PROBLEMA E O OBJETO DE ESTUDO
O segundo passo é traçar o problema do seu estudo. Para se detectar um problema é necessário rever a realidade que o cerca, experimentar um novo olhar, o olhar do todo, afastando-se do contexto e tornando-se observador. As situações que estão envolvidas na origem do problema devem ser destacadas e contextualizadas. Um esquema do que se deseja estudar é fundamental para o desenvolvimento do projeto. É importante que o autor crie um questionamento para definir a abrangência de sua pesquisa. O problema de estudo gerará o objeto de estudo.
3. JUSTIFICATIVA DO ESTUDO
A justificativa num projeto de pesquisa é o convencimento de que o trabalho de pesquisa é fundamental de ser efetivado, ou seja, que o tema escolhido pelo pesquisador é de suma importância para a sociedade, para profissão, e isto deve ser comprovado.
4. OBJETIVOS
Após a justificativa do estudo, os objetivos são traçados para que a pesquisa possa ser operacionalizada. Uma dica para se definir os objetivos é colocá-los começando com o verbo no infinitivo: descrever, identificar, levantar, demonstrar, analisar, dentre outros.
5. O CAMINHO METODOLÓGICO
A metodologia é o caminho a se seguir, ou seja, é o conjunto de procedimentos que norteiam: como fazer o projeto, que trajetória seguir, onde gastará menos tempo. Muito importante para o direcionamento da pesquisa.
6. REVISÃO DE LITERATURA
O Levantamento de Literatura é a localização e obtenção de documentos para avaliar a disponibilidade de material que subsidiará o tema.
Este levantamento é realizado junto às bibliotecas ou serviços de informações existentes.
7.