Elaboração de projetos: considerações para a iniciação à pesquisa. - Maria Celma Borges
INTRODUÇÃO A introdução pode ser compreendida como a síntese das principais ideias do tema a ser pesquisado. A introdução é uma das primeiras preocupações, porem é aconselhável que a introdução seja escrita quando os outros tópicos já tiverem sido desenvolvidos, pelo fato de que é neste momento que será apresentado sucintamente o que foi discutido no projeto.
JUSTIFICATIVA Algo primordial do item é apresentar o seu tema e a problemática. Quanto à definição do tema, este é o primeiro passo para o planejamento do projeto de pesquisa e para a apresentação da justificativa. Perguntas são fáceis de serem feitas, já a problemática é uma questão bem mais complexa. Na justificativa podemos dizer o porquê da escolha do tema, se há uma facilidade de estudo na área abordada, a aproximação com uma determinada área em vista do seu interesse pessoal, a facilidade no acesso às fontes e ainda o fato do tema estar interligado a uma linha de pesquisa do orientador, sua relevância acadêmica, social, etc.
A autora releva que algumas vezes ocorre do pesquisador formar um laço de afeto com o objeto/área de estudo, fazendo que isso o IMPEÇA de fazer uma analise/reflexão critica. A autora também abre um espaço para a critica da qualidade dos trabalhos científicos, pondo em discussão o fato dos órgãos