Elaborar uma conclusão
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO
PROFESSORA: MARIA LORENI ROSSO
ELABORAÇÃO DA CONCLUSÃO
A conclusão é uma das partes mais importantes do trabalho, pois mostra a síntese de todo o conteúdo pesquisa. É a parte onde o pesquisador se coloca com liberdade científica, avaliando os resultados obtidos e propondo soluções aplicações práticas.
O texto da Conclusão deve ser claro e objetivo, destacando os resultados obtidos na pesquisa ou estudo, através de informações relevantes, os apontamentos essenciais e as diretrizes para futuras pesquisas sobre o mesmo tema, e/ou evoluções deste.
A conclusão não deve discorrer sobre tudo quanto foi examinado durante o processo de pesquisa, mas sim, focar exatamente na proposta, no tema eleito, de forma a apontar sua situação e os caminhos de resolução da problemática levantada.
Importante: Deve-se concluir somente sobre o que foi comprovado e não com base em suposições.
- Na conclusão pode-se utilizar linguagem pessoal (primeira pessoa). É o momento em que o pesquisador pode posicionar-se a respeito da pesquisa.
Sugere-se para sua elaboração:
1 – Elaboração de um parágrafo introdutório sobre a área e temática de pesquisa, salientando principalmente a sua importância de forma geral.
2 – A importância da realização da pesquisa para a Organização, o Acadêmico Pesquisador e a Produção de novos conhecimentos sobre o assunto.
3 – Em parágrafos seguintes salientar (sugere-se um parágrafo para cada temática listada abaixo):
- A temática da pesquisa e o contexto em que foi realizado.
- Salientar a problemática da pesquisa.
- Destacar o objetivo geral da pesquisa e justificar por que ele foi estabelecido.
- Salientar os objetivos específicos, respondendo cada um deles através do resultado da pesquisa. Importante: tanto o objetivo geral como os específicos precisam ser citados na conclusão.
- Salientar