Elaboracao de documentos
Considerações Iniciais A avaliação psicológica é entendida como o processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, que são resultantes da relação do indivíduo com a sociedade, utilizando-se, para tanto, de estratégias, métodos, técnicas e instrumentos psicológicos. Os resultados das avaliações devem considerar e analisar os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo, com a finalidade de servirem como instrumentos para atuar não somente sobre o indivíduo, mas na modificação desses condicionantes que operam desde a formulação da demanda até a conclusão do processo de avaliação psicológica.
I - PRINCÍPIOS NORTEADORES NA ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS
1. Princípios Técnicos da Linguagem Escrita
* o documento deve apresentar uma redação bem estruturada e definida considerando a quem o documento será destinado;
* deve ter uma ordenação que possibilite a compreensão por quem o lê através da clareza, concisão e harmonia;
* além da correção gramatical.
2. Princípios Éticos e Técnicos
2.1 - Princípios Éticos Na elaboração de DOCUMENTO, o psicólogo baseará suas informações na observância dos princípios e dispositivos do Código de Ética Profissional do Psicólogo.
2.2 - Princípios Técnicos O processo de avaliação psicológica deve considerar que os objetos deste procedimento (as questões de ordem psicológica) têm determinações históricas, sociais, econômicas e políticas, sendo as mesmas elementos constitutivos no processo de subjetivação. O DOCUMENTO, portanto, deve considerar a natureza dinâmica, não definitiva e não cristalizada do seu objeto de estudo.
Os instrumentais técnicos devem obedecer às condições mínimas requeridas de qualidade e de uso, devendo ser adequados ao que se propõem a investigar. Deve-se rubricar as laudas, desde a primeira até a penúltima, considerando que a última estará