ELABORA O DE PROJETO
A elaboração dos Projetos deve se iniciar por uma análise da problemática (situação atual), que possibilita uma visão clara e sistêmica dos contratempos. Posteriormente analisam-se os objetivos (situação futura desejada) visando a resolução ou o abrandamento de tais problemas.
Recomenda-se, também, levar em consideração a viabilidade do projeto sob cinco diferentes aspectos: técnica, ambiental, gerencial, financeiro e legal.
Uma vez elaborado, deve-se iniciar a avaliação prévia do projeto, o que facilita as possíveis adaptações em cada uma de suas etapas, tornando a execução mais eficiente.
Nem toda ação orçamentária é materializada em projetos. Há aquelas que constituem rotinas nos órgãos e são executadas de forma ininterrupta para a manutenção do funcionamento do Estado. Existe um conjunto de características que distingue os projetos das atividades de rotina:
Gera mudança: projetos são os meios pelos quais introduzimos mudanças em um ambiente.
Multidisciplinar: projetos envolvem pessoas com habilidades e conhecimentos diferentes trabalhando juntas para criar uma mudança que impactará em um ambiente externo a esse grupo. A equipe do projeto pode incluir pessoas de departamentos dentro de uma mesma instituição ou de organizações completamente diferentes. Cada envolvido tem uma motivação e perspectiva para se envolver na mudança.
Único: uma mesma organização pode executar vários projetos similares e estabelecer um padrão para eles, mas cada um diferencia-se em algum aspecto: equipe, cliente, localização, conjuntura.
Incerto: as características inerentes aos projetos introduzem riscos e oportunidades diferentes daquelas encontradas em atividades de rotina, tornando os projetos mais “arriscados”.
Temporário: projetos são temporários por natureza, motivo pelo qual devem ter um início e um fim bem definidos.
Utilize recursos em seu projeto Quando sua finalidade for:
» Controlar a quantidade de trabalho feita pelas pessoas e equipamentos ou a