EIS QUE VENHO SEM DEMORA
http://www.instituto gamaliel.co m/po rtaldateo lo gia/eis-que-venho -sem-demo ra/teo lo gia
EIS QUE VENHO SEM DEMORA digg 51 Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transf ormados,
52 “num momento, num abrir e f echar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transf ormados.”
53 Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade. 54 E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então, cumprir-se-á a palavra que está escrita:
Tragada f oi a morte na vitória.
55 Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inf erno, a tua vitória?
56 Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a f orça do pecado é a lei.
57 Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.
INTRODUÇÃO
A cidade de Corinto era uma grande metrópole da Grécia Antiga, sendo cidade próspera. O pecado reinava entre os cidadãos daquela cidade, pois havia pelo menos 26 templos destinados aos deuses pagãos. O templo mais importante era o templo da deusa Af rodite (deusa do amor), ao qual era venerada e idolatrada veementemente. Durante a segunda viagem missionária de Paulo, juntamente com seus f iéis amigos e companheiros Priscila e Áquila, f ora f undada a igreja nesta importante cidade. A igreja era composta em sua maioria de gentios, mas também de judeus. Quando o Apóstolo Paulo estava em sua 3ª viagem missionária, em Éf eso f icou sabendo dos problemas que a igreja em Corinto estava passando, inclusive dúvidas acerca da ressurreição, razão pela qual o Apóstolo escreveu a epístola explicando sobre tais dúvidas, inclusive acerca da escatologia bíblica, aos quais passaremos a abordar a partir de agora:
I – OS ÚLTIMOS DIAS DE PREPARAÇÃO DA IGREJA
No capítulo 24 de Mateus Jesus aborda os principais