EIM - MATERIAIS DE CONTRUÇÃO
N°
EIM- ESPECIFICAÇÃO E INSPEÇÃO DE MATERIAIS
7
MATERIAL:
CAL VIRGEM
1
ESPECIFICAÇÕES PARA COMPRA
A Cal virgem deve atender às especificações da norma NBR 06453. A mesma deve ser denominada conforme as exigências químicas para fins de verificação,devem ser seguidas as NBR 6471 e NBR 6473. E exigências físicas indicadas pelas siglas: cal virgem especial: CV-E; cal virgem comum: CV-C; cal virgem em pedra: CV-P. As exigências Físicas de acordo com a NM 249 que apresenta os métodos para a determinação granulométrica da cal. A NBR 6471 onde é realizada a retirada da amostra e preparação para ensaios de controle e de recebimento.
2
FORMAÇÃO DE LOTES NO RECEBIMENTO EM OBRA
Quantidades de sacos de cal do mesmo tipo, a granel, contêiner ou outras formas de acondicionamento entregues por um caminhão
3
VERIFICAÇÃO E ENSAIOS DE RECEBIMENTO
3.1 ENSAIOS DE RECEBIMENTO
-Verificação da quantidade
Para a verificação da quantidade (massa líquida) a primeira amostra deve ser de 10 sacos escolhidos de forma aleatória durante a descarga do lote. No caso de haver quantidade inferior a especificada, formar outra amostra de 30 sacos somando aos primeiros 10 sacos outros 20 retirados também aleatoriamente.
- Verificação da massa unitária
Um saco de cal para a primeira amostra e dois sacos para a segunda a mostra.
- Verificação do teor de resíduos insolúveis
Na primeira amostra pegar 100 g (um copo) de saco escolhido ao acaso. Ocorrendo rejeição no teste, coletar mais duas amostras de 100 g de outros dois sacos escolhidos aleatoriamente.
3.2 EXIGÊNCIAS QUÍMICAS E FÍSICAS.
4
CRITÉRIOS DE ACEITAÇÃO
Deverá ser analisado a presença de sacos rasgados, molhados ou manchados. Segregar as embalagens que não estiverem de acordo.
Verificar se o prazo de validade não está vencido.
O saco deve apresentar o selo da ABCP ou selo de conformidade em relação à norma técnica pertinente ao tipo de cal. O produto pode ser aceito se