Eia rima
Prof.: DR. Adailson Pinheiro Mesquita
Eng. Civil 2° periodo
Aluno.: Emanuel Dantas da Silva
Uberlândia, 13 de Abril de 2012
ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA) /RELATÓRIO DE IMPACTOAMBIENTAL (RIMA)
Apresentação
Com o constante crescimento da população nas grandes cidades, há uma grande necessidade de se expandir as cidades usando muitas vezes áreas que deveriam ser preservadas, com isso deve-se fazer um rigoroso estudo ambiental para sabermos se essas áreas realmente poderão ser ocupadas, para fazermos esses estudos destas glebas é necessário que varias questões sejam levadas em conta, como, declividade do solo, tipos de solo, tipos de vegetação, hidrografia do local, vantagens e desvantagens do empreendimento.
Meio físico
Solos:
O terreno e composto por solos do tipo:
Neosolo: que são encontrados no córrego e são extremante frágeis.
Latosolo vermelho-amarelo: que são encontrados principalmente na faixa próxima ao córrego e ocupa uma pequena faixa de terreno.
Latosolo vermelho: é encontrado na maior parte do terreno.
Hidrografia:
A área possui uma nascente que deve-se ter no mínimo 50 metros de raio de preservação permanente, a área ainda conta com um córrego de 5 metros de largura, que deve-se deixar uma área de 30 metros com preservação permanente, a área deve ainda conter uma faixa de 30 metros de media sensibilidade, onde pode ser feita a criação de um parque.
Vegetação:
A área e classificada em cerrado, com uma vasta área onde a vegetação e composta principalmente por gramíneas também é possível notar a existência de uma mata ciliar, e de uma mata fechada em uma grande extensão da gleba
.
Impactos avaliados: * Aumento do fluxo de pessoas no local * Mudança do tipo de