eia/rima
Esses instrumentos são de extrema importância antes da execução de uma construção como por exemplo: constução de estradas, projeto urbanístico, usinas e etc., sendo estas possivelmente causadoras de ações impactantes ao meio ambiente.
Muitas vezes para acelerar o processo de licitação e início das obras é dispensado o estudo e relatório de impactos ambientais EIA/RIMA como ocorreu com o projeto Porto Cuiabá.
A Geohidro Consultoria Sociedade Simples LTDA, empresa responsável pelos Estudos de impactos Ambientais da barragem do rio Colônia, no município de Itapé, estado da Bahia trás uma síntese do estudo ambiental que coresponde ao relatório de impacto ambiental RIMA. Nesse projeto foram tomadas várias medidas e planos/programas de gestão ambiental em todos os meios: físico, biótico e antrópico.
Algumas metodologias para a avaliação dos impactos foram usadas como a matriz de interação, avaliando os impactos positivos e negativos. Nesse monitoramento foi percebido que os impactos positivos de maior relevância estão relacionados as ações da Fase de Operações do Empreendiemnto por ser mais monitorada, quanto aos impactos negativos os de maior relevância foram os gerados na fase de implantação do Empreendimento relacionadas as obras civis de barragem seguida pelo desmatamento.
Com toda a análise feita através de instrumentos que ajudam na melhor visualização dos impactos ambientais, que é a EIA e a RIMA é possível prever, minimizar ou até mesmo evitar grande impactos