Eia/rima
70 e 80, nota-se que houve um crescimento do consumo, causando uma geração descontrolada de resíduos. A disposição inadequada desses resíduos tem gerado sérios problemas de degradação do meio ambiente. Em verdade, observa-se que a construção de empreendimentos como Aterro Sanitário, Estação de Tratamento de Esgoto e Britagem, causam impactos ambientais e sociais, a despeito de serem necessários para atender as necessidades da população. O presente estudo, a luz de referencial teórico faz uma discussão sobre esses impactos e de que maneira é possível estabelecer ações mitigadoras para os mesmos. O objetivo específico do trabalho foi avaliar a percepção dos moradores do Bairro Guarani sobre a construção de três empreendimentos nas proximidades do bairro (Aterro Sanitário, Estação de Tratamento de Esgoto e Britagem São Sebastião), mediante uma pesquisa de campo realizada neste. Concluiu-se que todos os empreendimentos geram impactos ambientais e sociais para a comunidade que reside próxima aos mesmos.
INTRODUÇÃO
Em decorrência do intenso processo de urbanização sem o devido planejamento, as cidades passam a conviver com um problema cada vez mais sério para o bem estar de seus habitantes: a degradação ambiental e impactos sociais em função da necessidade de melhorias nos bairros, como, por exemplo, a construção de Aterros Sanitários, Estação de Tratamento de Esgoto, dentre outros projetos que visam proporcionar uma melhor qualidade de vida para a comunidade.
Entende-se por impacto ambiental qualquer mudança no meio ambiente perpetrada pelas atividades desenvolvidas pelo homem. Segundo explica Moura (1998), quando se fala em impacto ambiental este termo vem associado à geração de eventos indesejáveis sobre o meio ambiente, que o modificam para pior com reflexos significativos sobre a qualidade de vida das pessoas que dependem do meio ambiente para sobreviver e para