Egito
As rochas são agregados sólidos naturais formados por um ou mais minerais e as condições da sua formação ditam a sua composição e as suas características. Assim, podem ser separadas em três grupos principais:
Magmáticas – resultam do arrefecimento e solidificação de material fundido oriundo do interior da Terra;
Sedimentares – resultam da erosão, transporte e sedimentação de sedimentos de rochas pré-existentes;
Metamórficas – resultam de alterações químicas e físicas de outras rochas devido à ação de calor e pressões elevadas.
Rochas Magmáticas
As rochas magmáticas são as mais abundantes do planeta e formam-se a partir da solidificação do magma ou da lava. As erupções vulcânicas são as manifestações mais visíveis da formação deste tipo da rocha. Contudo, existe um enorme volume de rocha que permanece no interior da crosta, onde arrefece e solidifica lentamente, ficando exposta apenas por ação dos processos tectónicos e/ou erosivos.
A composição do magma, a velocidade com que arrefece, e o local onde solidifica dão origem a dois tipos distintos de rochas magmáticas:
[pic]
Plutónicas (intrusivas) – resultam da solidificação do magma a grandes profundi-dades. O arrefecimento lento, que pode demorar milhões de anos, permite a formação de cristais visíveis a olho nu (textura fanerítica). Ex: granito.
Vulcânicas (extrusivas) – resultam da solidificação da lava à superfície ou a pequenas profundidades. O seu arrefecimento rápido dificulta a formação de cristais visíveis a olho nu (textura afanítica). Ex: basalto, obsidiana e pedra-pomes.
O granito e o basalto são duas das rochas mais