Egito
Egito
Componentes:
Giovanna Caetano,
Paloma Américo
Disciplina: História
Professora: Ivoneide Maciel
Tema: Egito
O Egito é uma Dádiva do Nilo: Frase de
Heródoto.
O
regime do Rio Nilo está condicionado às cheias de verão, que fazem crescer os afluentes oriundos do Maciço da Etiópia.
Em meados de junho inicia-se a enchente, as águas se elevam entre 7 a 8 metros, inundando as regiões ribeirinhas e alimentando os canais de irrigação. Quando voltam ao nível normal, a partir de outubro e novembro, todo o estreito e alongado vale se recobre por um limo extremamente fértil, que dá vida ao país e garante a subsistência dos camponeses felás.
Por isso, no século V a.C., Heródoto, o famoso historiador grego, ouviu dos sacerdotes egípcios esta frase: "O Egito é uma Dádiva do Nilo". Ficando claro que sem o Nilo o Egito
Antigo que conhecemos, possivelmente não existiria.
Controle das Cheias do
Rio Nilo.
Foram
os ingleses os primeiros a corrigirem as cheias do Rio Nilo, através da construção da barragem de
Assuã - ela possuía 54 metros de altura e 1 900 m de extensão - isto em 1902. Graças a ela, as cheias passaram a ser controladas, o nível tornou-se estável durante o ano todo, podendo a água ser conduzida aos canais de irrigação em qualquer estação do ano.
Em época mais recente, o governo Egípcio iniciou a construção de uma nova barragem, que atualmente serve para a produção de energia elétrica em grande escala para o uso da população, comércio e indústrias egípcias. Esta nova barragem foi inaugurada em 21 de julho de 1970.
Região
O
Egito está localizado em região desértica, às margens do Rio Nilo, na porção nordeste do continente africano, é banhado tanto pelo
Mar Mediterrâneo quanto pelo
Mar Vermelho e limita-se com o Sudão e com o Deserto da
Líbia. Apesar de situado numa região desértica, com poucas chuvas, ele é cortado por um