Egito antigo
Professor: Robeiton Gomes
1. O Divino e as Divindades no Antigo Egito.
1.1 A religião do antigo Egito evoca imagens de criaturas híbridas, com cabeça de animais e corpos humanos. Essas divindades tinham identidades e associações, figuram de maneira proeminente nos textos religiosos ao longo da história registrada do país, e fazem parte de um conjunto altamente complexo e sofisticado de crenças religiosas.
2. Concepções do Divino.
2.1 A concepção de divino no Antigo Egito são mais facilmente entendidas no período histórico, uma época em que as idéias podiam expressar-se em forma e substância. Foi então que as inscrições de caráter religioso se tornaram frequentes.
2.2 Na medida em que a civilização dos egípcios se desenvolveu, ele passaram a fazer cada vez mais registros e a documentar suas crenças em outras coleções de encantos. Os egípcios também produziam numerosos artefatos religiosos relativos às suas crenças e papiros ilustrados, capazes de fornecer informações adicionais aos estúdios modernos. Outros textos, cenas e objetos facilitam o estudo das concepções do divino no Antigo Egito.
2.3 Durante o período dinástico, os egípcios compuseram e registraram muitos textos de caráter teológicos, que detalhavam a criação de seu universo e a origem das divindades e da humanidade.
2.4 Evidências arqueológicas vindas da época anterior à invenção da escrita sugerem uma concepção de divino mais desenvolvido. Essa Concepção incluía facilmente a presença de um ou vários seres divinos.
2.5 Antes da invenção da escrita não há evidências textuais que expliquem o significado de certos rituais e objetos associados aos mesmos. Com isso é necessário uma observação para entender a importância desses objetos. Apesar dos textos escritos serem de extrema importância pra o entendimento dessas crenças os arqueólogos concordam que textos não são a única maneira de estudar e interpretar essas crenças.
2.6 Não existi um consenso de quando o