EGAP Reforma do Estado da Austrália
PERÍODO NOTURNO
ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
PROFESSOR LUIZ BIZELLI
TRABALHO e SEMINÁRIO:
A REFORMA DO ESTADO NA AUSTRÁLIA
INTRODUÇÃO
É um fato que o mundo globalizado se transformou a partir da segunda guerra mundial. Nos quatro cantos do mundo, as nações evoluíram de forma a observar novos desafios, novas necessidades, novas perspectivas e novos ideais. Ao passo de seu desenvolvimento, Estados das mais distintas nações foram modificados e reformados, buscando um aperfeiçoamento que lhes permitisse a maior eficiência possível diante de seus deveres perante a sociedade civil. Neste trabalho, buscamos abordar de forma clara e detalhada, todos os movimentos que levaram e conduziram a reforma do aparelho estatal de um país muito peculiar, a Comunidade da Austrália.
A NAÇÃO AUSTRALIANA
A Austrália faz parte do continente mais novo do mundo - a Oceania. Apesar de ser habitada por aborígines há mais de 40 mil anos, somente há dois séculos iniciou-se sua colonização por europeus. Foi em 1770, quando James Cook navegou ao longo e mapeou a costa leste da Austrália, que chamou de Nova Gales do Sul e reivindicou para o Reino Unido como colônia. Ao velho modelo Inglês, estava aberto o caminho para a criação de uma nova colônia penal. A colônia da Coroa Britânica de Nova Gales do Sul foi formada em 26 de janeiro de 1788 com a chegada dos primeiros 1.300 prisioneiros em cerca de onze embarcações.
Com o passar dos anos os prisioneiros eram libertados e ganhavam porções de terra onde se tornavam camponeses, tornando o local também uma colônia de povoamento. A beleza de suas terras atraía os próprios ingleses (entre outros povos) que acabaram se instalando no local, para cultivo ou exploração de recursos naturais. Dessa forma se constituiu um povo de forte miscigenação e sem hierarquias.
Por influência dos EUA e tantas outras revoluções, solicitaram dia 1° de Janeiro de 1901 independência por meio da declaração