Efólio educação e sociedade
Turma: CPS
a) Segundo o relatório “Construir a Sociedade Europeia da Informação para Todos” (1997), do Grupo de Peritos de Alto Nível da União Europeia, a sociedade da informação é “a sociedade que está atualmente a construir-se, na qual são amplamente utilizadas tecnologias de armazenamento e transmissão de dados e informação de baixo custo. Esta generalização da utilização da informação e dos dados é acompanhada por inovações organizacionais, comerciais, sociais e jurídicas que alterarão profundamente o modo de vida, tanto no mundo do trabalho, como na sociedade em geral.”
As alterações provocadas pelas novas tecnologias fazem com que cada um de nós reflita sobre algumas características da sociedade da informação: a globalização, a velocidade de circulação de informação, a aceleração cada vez mais e mais depressa de informação, a rapidez dessa informação, a desatualização constante dessa informação, a constante formação para nos mantermos atualizados, a mediatização. O desenvolvimento acelerado das novas tecnologias da informação, devido à extraordinária evolução do conhecimento científico, que as próprias tecnologias também condicionam, têm sido, nas últimas décadas infraestruturantes de novas formas de organização do trabalho. Mais do que apenas meios de comunicação ou ferramentas, as TIC são tecnologias tanto cognitivas como sociais, que através de um computador ligado á rede, deixam ao alcance de todos, espaços e tempos ilimitados, com o que demais positivo ou negativo esta circunstância acarreta.
….. é fundamental considerar a sociedade da informação como uma “sociedade de aprendizagem”.
b)As escolas têm que estabelecer sistemas de comunicação com o meio envolvente e processar toda a informação para o exterior. Exige medidas organizativas: tempo e espaços limitados, estruturas rígidas, uniformidade, etc. No entanto esta transformação significa um alargamento do espaço educativo. As novas tecnologias não substituirão o/a professor/a, nem