Efluentes
Efluentes são os resíduos provenientes das indústrias, dos esgotos e das redes pluviais, que são lançados no meio ambiente, na forma de líquidos ou de gases. É qualquer líquido ou gás gerado nas diversas atividades humanas e que são descartados na natureza.
Cada efluente possui característica própria inerente à sua procedência, podendo conter as mais variadas substâncias de origem química ou orgânica, seja ela para reuso, biodegradável, poluente, tóxica etc.
Nas cidades, os efluentes lançados na atmosfera, pelas indústrias, pelos transportes, pelas termoelétricas, pelas centrais de aquecimento, entre outros, são os principais responsáveis pela poluição do ar, pela chuva ácida, pelo efeito estufa, pela ilha de calor, pela inversão térmica e pela destruição da camada de ozônio.
Ao longo deste trabalho veremos a definição de efluentes industriais e efluentes domésticos, assim como os tipos mais frequentes, além de exemplo de sucesso no tratamento de efluente industrial, porém iremos aprofundar o assunto referente aos efluentes líquidos.
Efluentes líquidos
Efluentes líquidos são substâncias poluentes que lançadas na natureza sem o devido tratamento, causam sérios danos ao ecossistema dos rios, lagos, córregos e oceanos.
Os efluentes líquidos são provenientes dos esgotos sanitários, das indústrias, dos lixões, das redes pluviais poluídas e da agricultura, resultado da atividade humana junto à natureza.
Um dos efluentes líquidos mais poluentes é o esgoto sanitário ou efluente doméstico, que caracteriza os dejetos provenientes de qualquer edificação que tenha banheiro ou cozinha. Se não tratado e jogado nos rios, lagoas e no mar, o efluente doméstico consome oxigênio em seu processo de decomposição, causando a mortandade de peixes. O fósforo e o nitrogênio, presentes nesses despejos, quando em alta concentração, causam a proliferação de algas, prejudicando a respiração das espécies aquáticas, provocando o desequilíbrio ambiental.
Efluentes domésticos
O