Efluente
O processo de lodos ativados consiste em se provocar o desenvolvimento de uma cultura microbiológica na forma de flocos (lodos ativados) em um tanque de aeração, que é alimentada pelo efluente a tratar.
Neste tanque, a aeração tem por finalidade proporcionar oxigênio aos microorganismos e evitar a deposição dos flocos bacterianos e os misturar homogeneamente ao efluente. Esta mistura é denominada "licor". O oxigênio necessário ao crescimento biológico é introduzido no licor através de um sistema de aeração mecânica, por ar comprimido, ou ainda pela introdução de oxigênio puro.
Índice de mecanização elevado
⇒ Operações sofisticadas
⇒ Elevado consumo de energia
ETAPA BIOLÓGICA
√ Tanque de aeração
√ Tanque de decantação
√ Recirculação de lodo
O sistema de tratamento denominado lodos ativados é um sistema de tratamento de efluentes líquidos que apresenta elevada eficiência de remoção de matéria orgânica presente em esgotos de natureza doméstica/sanitária e efluentes industriais. O processo de tratamento é exclusivamente de natureza biológica, onde a matéria orgânica é depurada, por meio de colônias de microorganismos heterogêneos específicos, na presença de oxigênio (processo exclusivamente aeróbio). Essas colônias de microorganismos formam uma massa denominada de lodo (lodo ativo, ativado ou biológico).
O sistema de tratamento de esgotos denominado lodos ativados é mundialmente utilizado tanto para o tratamento de esgotos de origem doméstica/sanitária (fezes, urina e águas de lavagem em geral) quanto de origem industrial. É um sistema que necessita de um alto grau de mecanização quando comparado a outros sistemas de tratamento, implicando em uma operação mais sofisticada e, conseqüentemente, exige maior consumo de energia elétrica. em ETE’s que utilizam a tecnologia denominadalodos ativados, a decomposição acelerada da matéria orgânica presente no esgoto é realizada por um conjunto de bactérias. A adequada operação da ETE consiste em