Efleuntes gasosos

1177 palavras 5 páginas
Tecnologias utilizadas para aproveitamento de energia dos rios e dos mares

Trabalho realizado por: Luís Pacheco nº4553
Disciplina: Tecnologia e Processos
Formador(a): Pedro Guerra e Hélder Sampaio
Curso: Técnico de Energias Renováveis

Felgueiras,
2012
Índice Tecnologias utilizadas para aproveitamento de energia dos rios e dos mares 1 Seaflow 3 Kobold 4 Tocardo 5 OpenHydro's Open-Centre Turbine 5 Pelamis 6 Turbina Pelton 7 Turbinas Kaplan 7 Turbinas Francis 8

Seaflow

Este dispositivo é desenvolvido pela Marine Current Turbines Ltd. Consiste num rotor de eixo horizontal montado num pilar metálico assente no solo oceânico.
Começou a ser desenvolvido em 1999 e os testes em mar alto incluíram uma unidade de 15 kW com um rotor de 3.5 m de diâmetro. Em 2003, foi instalado com sucesso um protótipo a 1 Km ao largo de Foreland Point, perto de Devon, no Reino Unido, a uma profundidade de 30 m. Este protótipo possui um rotor de 15 m de diâmetro e pode gerar 300kW com uma velocidade de corrente de 2.7m/s. Uma patente importante desta tecnologia é que o rotor pode ser trazido à superfície para manutenção mais simples.

Kobold

O kobold é um dispositivo desenvolvido pela Ponte di Archimede SpA , consistindo numa turbina de eixo vertical que aproveita a corrente marítima. O seu desenvolvimento começou em 1995. O protótipo contém um rotor de eixo vertical ligado a um gerador síncrono que se trata de uma patente da empresa. Uma característica importante do Kobold é que a direcção de rotação do rotor é independente da direcção da corrente.
Em 2002 uma unidade deste protótipo foi instalada no estreito de Messina, ao largo de Itália, a 150/200 m da costa e continua desde então em operação e ligado à rede. Os testes indicam que a turbina produz 25kW com uma velocidade da corrente de 1.8 m/s.
O aparelho é equipado com painéis fotovoltaicos também.

Tocardo

Este dispositivo é desenvolvido pela Teamwork Technology e consiste numa turbina de

Relacionados

  • purificação de biogás
    2941 palavras | 12 páginas
  • trab
    54669 palavras | 219 páginas